A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA

A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA

O Origami, uma arte milenar oriental, foi o tema desenvolvido na disciplina de Multimídia com os alunos do 9º Ano.

A antiga tradição japonesa, por muitos anos foi transmitida apenas de pai para filho, o que dificultou sua difusão pelo mundo. Porém, um grande mestre do Origami, Akira Yoshizawa (1911 - 2005), criou uma forma de linguagem que utiliza símbolos específicos para cada estilo de dobra, colaborando assim para a difusão desta arte,  especialmente  no ocidente.

Os diagramas criados por Akira seguem a mesma lógica das inúmeras linguagens de programação criadas até hoje. Desenvolvendo o passo a passo para confecção dos origamis, os estudantes puderam compreender, por analogia, como uma linguagem é construída e utilizada por outras pessoas.Trabalhar com Origamis, também possibilitou aperfeiçoar a paciência, a observação e instigou os alunos por meio da repetição a construírem o refinamento motor e a perfeição, proposta por Montessori, em suas dobraduras.  

 

Estas observações e explorações, desenvolvidas durante as aulas de Multimídia, evidenciaram  a importância de se conhecer as linguagens universais de programação. De forma prática e lúdica os alunos tiveram a oportunidade de compreender: estrutura,  organização, sistematização e utilização dos códigos que fazem parte do dia a dia dos usuários de tecnologias, porém que a maioria das pessoas desconhecem. 

Aprofundando a pesquisa, os alunos descobriram que as tecnologias mais recentes estão diretamente ligadas à arte do Origami - como a Star Shade -  que está em desenvolvimento no Laboratório de Propulsão à Jato da NASA, buscando contribuir com a descoberta de novos planetas;  e com os avanços das pesquisas médicas, com novos aparelhos para implante -  como o stent - utilizado para tratar doenças cardíacas. 

 As produções dos alunos, com Origamis modulares,  foram expostas em forma de painéis, para compartilhar com a comunidade escolar as pesquisas realizadas, apresentando-se em uma rica  variedade de formas e construções distintas.

 

REFERÊNCIAS: 

UN MONDE EN PLIS: Le code origami. Direção: François-Xavier Vives. França, Paris: La Compagnie des Taxis-Brousse, 2015. (51min).


PEREIRA, Vinícius Juliani; HENNO, Juliana Harrison; O Pensamento Algorítmico Associado ao Origami no Contexto de um Laboratório de Fabricação Digital, p. 202-206. São Paulo: Blucher, 2017. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/sigradi2017-032