A Lição de Três Tempos no Método Montessori

A Lição de Três Tempos no Método Montessori

Essa estratégia metodológica foi utilizada, inicialmente, por Eduard Sèguin, com crianças deficientes para obter uma relação entre a imagem e a palavra equivalente, e posteriormente adotada por Maria Montessori.

Em uma escola Montessori os conceitos são apresentados, em sua maioria, individualmente, oportunizando a interação do professor com cada criança e a observação criteriosa de seu processo de assimilação, memorização e aprendizagem. E a lição de três tempos é uma ferramenta que estrutura esse processo de ensino aprendizagem. 

Vamos ver como exemplo, aplicando as cores primárias: amarelo, vermelho e azul.

1° tempo realizamos a afirmação:

- Este é o azul... este é o amarelo. 

Nenhuma outra palavra deve ser pronunciada durante a apresentação. A pronúncia deve ser clara e firme. Devendo ser pronunciada duas ou três vezes. Com o intuito de que a criança faça a correlação palavra-imagem, e construa em mente o conceito. 

2° tempo consiste na verificação:

-  Mostre-me o azul.

- Mostre-me o amarelo. 

A criança apontará com o dedo, indicando a cor solicitada pelo professor. Desta forma ficará claro se a criança conseguiu realizar a associação mental. 

Repetindo muitas vezes esta interrogação, nas mais variadas situações de vida, a criança aprende, recorda, fixa o real, para usá-lo criativamente. 

Se o professor percebe que a criança não está disposta a participar e dá respostas sem qualquer esforço para o fazer bem, em vez de corrigi-la e insistir na atividade, deve suspender a lição de três tempos, para iniciá-la num outro momento. 

Ao dizer, por exemplo: - Não! Você errou... é assim... o professor estaria evidenciando a situação e isto permaneceria fixo na mente da criança como erro, retardando a aprendizagem.

Em vez disto: o silêncio que se segue ao erro deixa o campo da consciência infantil intacto e a próxima lição poderá superpor-se, eficazmente, à primeira. 

3° tempo momento da abstração:

- Qual é este? 

Solicitamos que a criança nos dê a informação.  Se a criança tiver absorvido o conceito, num processo inteligente de maturação, dirá corretamente. 

Se a criança pronunciar inseguramente a palavra, em geral nova para ela, o professor pode repetir a pergunta, conduzindo a criança a pronunciá-la mais claramente.

Se a criança não consegue responder à pergunta, o professor precisa retornar ao primeiro tempo da lição de três tempos.

https://www.montessoriencasa.es/la-leccion-en-3-periodos-3-period-lesson/

ALMEIDA, de Talita. Educação dos sentidos: Sensorial. 10° edição.2004. Presence editora, 2004