A Lição do Silêncio no Método Montessori
É evidente a relação entre o silêncio e o crescimento intelectual das crianças. O rendimento delas aumenta, quando concentradas, percorrendo uma trilha desafiante para o conhecimento. Mas a lição do silêncio não tem como finalidade fazer a criança ficar sem falar, ao invés disso ela exige uma vontade, que se percebe ao contemplar os seus pés, as mãos, o pescoço, a boca, os olhos e, até mesmo a respiração. Com o tempo percebe-se mudanças na forma de andar, nos gestos, na expressão facial e no controle de voz das crianças e no lugar da frequente agitação, o corpo e a voz emitirão serenidade.
Segundo Talita de Almeida, em seu Manual de Desenvolvimento Vida Prática, a criança, ao imobilizar-se, descobre que existem tantos rumores que nos passam desapercebidos e também que existem muitos níveis de silêncio. A criança deve exercitar-se e não fazer nenhum rumor, para tentar perceber os rumores que a circundam; na cessação dos rumores vizinhos, percebendo os que estão longe e, pouco a pouco, consegue percebendo os mínimos ruídos.
Esse silêncio espontâneo, cheio de vontade e de autodomínio é a porta de entrada para a paz. É como uma árvore forte, firme, com raízes profundas, que precisa da brisa para que balance seus galhos e folhas emanando a paz.
Mas será que isso é realmente possível?
Sim, esse silêncio conquistado pode durar por um bom tempo, a criança se dedica para não produzir nenhum som.
Através da prática desta lição, podemos confirmar a frase popular: “ninguém dá o que não tem”. Para isso, é necessário que haja domínio desta ação por parte do adulto, agindo como exemplo para a criança em sua postura.
Em seu livro A Criança (1909), Maria Montessori nos diz: “A atenção da criança é direcionada aos seus menores movimentos e ela é ensinada a controlar seus atos em todos os detalhes, para obter a imobilidade absoluta, que leva ao silêncio”.
Sem silêncio a paz é impossível. Para isso basta ser capaz de fazer nada. De fazer silêncio, uma conquista positiva, que precisa ser atingida por meio do conhecimento e da experiência.
Somente depois que ela já está em um estado de equilíbrio perfeito é que o adulto entra com o jogo do silêncio.
Para Talita de Almeida, os objetivos da Lição do Silêncio são controlar os movimentos até a inibição completa; possibilitar a conquista de uma verdadeira disciplina interior, feita de calma, harmonia, domínio e profunda espiritualidade.
Preparando a atividade
Assim, para realizar esta atividade é necessário selecionar o ambiente, um lugar na sala ou um cômodo da casa que seja organizado, com poucos móveis e o mínimo de estímulos visuais. Depois reúna as crianças ou as pessoas no lugar escolhido, peça para que todos se sentem no chão. Dê o exemplo com o próprio corpo, fique em silêncio e respire com tranquilidade. Utilize poucas palavras, expresse-se, em voz baixa, para que seus pés e mãos permaneçam calmos. Comando a comando, demonstre como os membros do seu corpo lhe obedecem de forma carinhosa e leve. Neste momento, de calmaria, fique com a coluna ereta e, com as pernas cruzadas (posição de ioga). As crianças são muito observadoras, o adulto é sempre o exemplo, então fazendo o movimento correto a criança fará como o modelo.
Como fazer?
A Lição do Silêncio pode ser feita de várias maneiras, usando diversos objetos como vela, sino, caixa mágica e algum objeto especial, que pode ter sido selecionado pela criança.
- Vela: ao acender a vela observamos a chama, e todas as crianças e ou pessoas podem observar de perto, fazendo o movimento de passar para o amigo, o objetivo é não deixar a vela apagar.
- Sino: o sino vai ser observado e entregue para a pessoa ao seu lado, com todo cuidado para não tocar, controlando os movimentos das mãos, com a calma do momento.
- Caixa mágica: escolher uma caixa diferente, que chame atenção, as crianças irão observar cores, tamanho etc.
- Objeto especial: pode ser algo que a criança gosta, e quer ter o momento de mostrar para todos os amigos, em um momento organizado para esta ação.
Benefícios da lição do silêncio
Os benefícios da lição do silêncio são diversos, eles contribuem para o bem-estar da criança, ajuda a melhorar a concentração, desenvolve a disciplina interna, melhora o autocontrole, exercita a paciência, faz com que as crianças aprendam a ser tolerantes, ajuda a relaxar, ajuda a melhorar a percepção auditiva, serve para praticar o trabalho em grupo.
Referências:
ALMEIDA, Talita. Desenvolvimento Social Vida Prática. Presença Editora, Rio de Janeiro - RJ.
MEDINA, Vilma. O Jogo do Silêncio de Montessori para as Crianças. Guia Infantil. Disponível em: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/jogos/o-jogo-do-silencio-de-montessori-para-as-criancas/. Acesso em: 19 de out. de 2021.
MONTESSORI, Maria. A Criança. Circuito do Livro, 1909. Pag. 138 - Silêncio.
NADALIM, Carlos. Lição do Silêncio. Como educar seus filhos. Disponível em: http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/a-licao-do-silencio/. Acesso em: 19 de out. de 2021.