A LIVRE ESCOLHA NO MÉTODO MONTESSORI

A LIVRE ESCOLHA NO MÉTODO MONTESSORI

A liberdade de escolha é essencial para o processo mental do ser humano, quando oportunizamos a livre escolha, dentro de um ambiente preparado,  a criança  absorve mais informações pois precisa utilizar a criticidade e acionar o interesse para aderir a uma atividade. Ao oportunizar a escolha, certamente  estaremos estimulando o  desenvolvimento das habilidades de observar,  avaliar, classificar, tomar decisões e de fazer por si próprio, dando assim um grande passo para autonomia.

Para Montessori “a criança é verdadeiramente um ser milagroso, e isso deve ser sentido profundamente pelo educador”, por isso a importância do adulto preparado, pois cabe a este organizar o ambiente de maneira que a criança consiga explorar livremente  e escolher suas atividades.

 

A livre escolha não significa que a criança vai fazer o que quiser ou que não terá regras! Essa liberdade possibilita escolher a coisa certa a se fazer naquele momento, oferecendo-lhe assim autonomia e capacidade, ajudando a galgar  mais um passo no seu desenvolvimento.


Porém vale lembrar que o conceito de  livre escolha se aplica dentro das habilidades alcançadas ou que se deseja alcançar em cada faixa etária, atividades que exigem maior percepção física e emocional - e que podem colocar a criança em risco - cabe ao adulto exercer. Por exemplo: a escolha dos conteúdos digitais nas telas, a escolha livre da alimentação, determinar sozinha a programação de passeios/almoços/mesas, entre outros.

Portanto, a capacidade de escolhas amplia-se de acordo com o desenvolvimento individual e perante as tomadas de decisões.

E você tem deixado sua criança ter esse momento?

Referências:

Livre Escolha – Método Montessori https://psicopedagogiainfantilsp.wordpress.com/2017/06/13/livre-escolha-metodo-montessori/

MONTESSORI,  Maria. O segredo da infância, São Paulo: Editora Kírion,  1936