A LIVRE ESCOLHA NO MÉTODO MONTESSORI
A liberdade de escolha é essencial para o processo mental do ser humano, quando oportunizamos a livre escolha, dentro de um ambiente preparado, a criança absorve mais informações pois precisa utilizar a criticidade e acionar o interesse para aderir a uma atividade. Ao oportunizar a escolha, certamente estaremos estimulando o desenvolvimento das habilidades de observar, avaliar, classificar, tomar decisões e de fazer por si próprio, dando assim um grande passo para autonomia.
Para Montessori “a criança é verdadeiramente um ser milagroso, e isso deve ser sentido profundamente pelo educador”, por isso a importância do adulto preparado, pois cabe a este organizar o ambiente de maneira que a criança consiga explorar livremente e escolher suas atividades.
A livre escolha não significa que a criança vai fazer o que quiser ou que não terá regras! Essa liberdade possibilita escolher a coisa certa a se fazer naquele momento, oferecendo-lhe assim autonomia e capacidade, ajudando a galgar mais um passo no seu desenvolvimento.
Porém vale lembrar que o conceito de livre escolha se aplica dentro das habilidades alcançadas ou que se deseja alcançar em cada faixa etária, atividades que exigem maior percepção física e emocional - e que podem colocar a criança em risco - cabe ao adulto exercer. Por exemplo: a escolha dos conteúdos digitais nas telas, a escolha livre da alimentação, determinar sozinha a programação de passeios/almoços/mesas, entre outros.
Portanto, a capacidade de escolhas amplia-se de acordo com o desenvolvimento individual e perante as tomadas de decisões.
E você tem deixado sua criança ter esse momento?
Referências:
Livre Escolha – Método Montessori https://psicopedagogiainfantilsp.wordpress.com/2017/06/13/livre-escolha-metodo-montessori/
MONTESSORI, Maria. O segredo da infância, São Paulo: Editora Kírion, 1936