Ajude-me a fazer sozinho

Ajude-me a fazer sozinho

Desde o início da vida, as crianças querem praticar as habilidades que as tornarão independentes. Ajudar as crianças a aprender a fazer coisas por si mesmas, desde se vestir a se lavar até despejar líquidos em copos e preparar seus próprios lanches, as colocam no caminho da independência.

De acordo com a faixa etária, crianças pequenas podem ajudar em muitas tarefas do dia a dia, como por exemplo: guardar seus pertences, tirar o pó, ajudar na culinária, ajudar com a louça e outras inúmeras tarefas do cotidiano. Com a orientação do adulto essa criança desenvolve sua autonomia facilmente.

Montessori explica que a criança que não pode buscar sua independência encontra inúmeros desvios em seu desenvolvimento, como instabilidade emocional, descontrole físico e pouca resistência à frustração. Por outro lado, a criança que pode agir com propósito encontra sua felicidade na atividade, e essa felicidade transborda para uma vida emocional mais resiliente, serena e saudável. 

A melhor maneira de incentivar a criança a experimentar novas habilidades é demonstrá-las de forma precisa, lenta e simples, para que ela possa entender.

Ao estabelecer limites claros e dar orientações cuidadosas, você permitirá que a criança aprenda a fazer coisas por si mesma e, ao mesmo tempo, proporcionará a ela a autoestima e a confiança que acompanham a independência

 

TRABALHO DE VERDADE 

Para uma criança, realizar tarefas objetivas no jardim, como o uso de equipamento do tamanho certo, é gratificante e divertido. Muitas das coisas que fazemos todos os dias envolvem várias habilidades diferentes, cada uma das quais aprendemos ao longo de nossa vida. Ao dividir as tarefas em pequenos passos, você pode ajudar seu filho a dominar cada nível de dificuldade, um por vez.

No livro A mente da criança: mente absorvente, Maria Montessori (2021) nos diz:

“Nos países onde a indústria do brinquedo é menos avançada, você encontra crianças com gostos diferentes. Elas também são mais calmas, mas conscientes e felizes. Sua única vontade é participar das atividades que ocorrem à sua volta. São mais parecidas com gente comum, usando e manipulando as mesmas coisas que os adultos”. 

 

Dica: procure sinais de que seu filho está pronto para fazer coisas por si mesmo e permita que ele domine novas habilidades.

 

Esses materiais, diferentes dos brinquedos são encontrados em uma papelaria, ou uma loja de cozinha, jardinagem, produtos de limpeza, você pode comprar para que sua criança use em casa junto com você.

No Método Montessori, entende-se que esse é o caminho natural da criança, e trabalhamos para que tudo que ela precise aprender inclua a preparação indireta. 

Qualquer novo aprendizado é construído em cima de aprendizados anteriores. Por isso, se a criança deseja conquistar um novo degrau em sua independência, ou se nós queremos ensinar alguma coisa a ela, o melhor caminho é considerar todas as habilidades necessárias para a ação em questão. 

Uma das coisas mais difíceis a fazer enquanto pais, depois que a criança já dominou certa habilidade, é permitir que eles continuem a praticar sem a interferência. 

O que devemos entender é que esse processo de desapego emocional que deve ser trabalhado no adulto dia a dia.

Montessori nos ensina o quão rico pode ser cada movimento que a criança atinge sozinha, ela se realiza e comemora suas conquistas com um ambiente novo e preparado, com um adulto paciente e disposto, a criança entrará no caminho para a Felicidade.


 

Referências:

MONTESSORI, Maria. A Mente da Criança: Mente Absorvente. CEDET, 2021.

SELDIN, Tim. Método Montessori na Educação dos Filhos. Manole Geral, 2018.


 

Palavras Chaves

Montessori |  Crianças | Habilidades | Conquistas | Movimento