Alimentação Saudável
A qualidade de nossa alimentação tem um impacto direto em nosso desenvolvimento físico e intelectual, neste sentido é preciso incentivarmos desde cedo as crianças a fazerem boas escolhas. Uma boa relação com a comida deve ser construída de forma saudável e natural. E este processo é muito mais simples do que pode-se imaginar:
- Primeiramente, como pais somos exemplo para nossos filhos, nossos hábitos alimentares são copiados e nossa rotina determinará a rotina da criança.
- O ideal é que a família transforme o momento de refeição, em uma oportunidade de encontro, de troca, de escuta atenciosa, evitando a utilização de telas que desviam todos os sentidos para os aparatos tecnológicos. Cada vez mais, este mau hábito, faz com que adultos, adolescentes e crianças não socializem durante as refeições, comprometendo a integração familiar, a qualidade da percepção e mastigação dos alimentos, assim como da saciedade.
- Tenha em casa, à vista, sempre alimentos saudáveis e nutritivos, assim quando sentir fome, estes alimentos serão prioridade.
- Incentive uma alimentação com “comida de verdade”, por exemplo: arroz, feijão, batata, batata-doce, aipim, polenta, carnes, legumes, saladas, entre outros. Descasque mais, desembale menos!
-Explique para seu filho o que ele está ingerindo e quais os benefícios deste alimento. Às vezes é necessário que seja ofertado inúmeras vezes o mesmo alimento até que se torne palatável e passe a fazer parte da rotina alimentar! Não desista, um dia seu filho aceitará! Mas lembre-se: a criança e o adolescente geralmente não comem, aquilo que o adulto não oferta!
- Aposte na montagem de pratos coloridos e divertidos, abuse da criatividade!
- Dê preferência a sucos naturais, evitando os industrializados. Mas atenção quanto a frequência de ingestão dos sucos naturais também, comer a fruta inteira aproveitando seu teor de fibra e tomar água, serão sempre as melhores opções.
- Oferte água com frequência, hidratação é hábito, não espere sentir sede!
- É extremamente importante dizer não. Guloseimas podem ser permitidas, mas devem ser exceção. É importante limitar o consumo desse tipo de alimento, explicando os porquês.
Estas dicas são muito importantes, para que seu filho cresça consciente do que ingere e que possa fazer escolhas inteligentes ao longo de toda a vida. É necessário persistência, tempo, dedicação e paciência. Os resultados serão de grande benefício para a saúde de nossas crianças e adolescentes; é a rotina que garantirá o processo.
E para ajudar você nessa tarefa, vamos compartilhar duas receitas deliciosas, fazendo substituições saudáveis, cuidando de sua saúde de forma responsável e nutritiva. Espia só!
Omelete com cenoura
Ingredientes
- 2 unidades de ovos grandes
- 1 unidade de cenoura pequena ralada
- 1/2 unidade de cebola pequena cortada em cubos
- azeite, sal e cheiro verde a gosto
Como fazer
- Coloque os ovos em um prato e bata com um garfo.
- Tempere com sal e adicione o cheiro verde picado.
- Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite e os pedaços de cebola para refogar.
- Coloque a cenoura, mexa por um a dois minutos e coloque os ovos batidos.
- Com uma espátula, mexo delicadamente do inicio até o centro da frigideira e espalhando a parte crua para as bordas.
- Cozinhe por mais ou menos por 4 minutos e depois vire o omelete para cozinhar o outro lado.
- Sirva em seguida.
Bolo de maçã com canela
3 maças picadas com casca
3 ovos
½ de xicara de óleo
1 xicara de açúcar mascavo
Ingredientes acima, bater no liquidificador;
2 xícaras de trigo
1 colher de canela
3 maças picadas sem casca
1 colher de fermento
Misturar na massa e colocar assar no forno a 180º.