O que é um ambiente preparado para a criança?
Numa escola montessoriana o ambiente é pensado especialmente para o desenvolvimento das crianças; a professora prepara com antecedência organizando e observando a sequência dos materiais de apoio pedagógico e as atividades que atendam as necessidades e as potencialidades como estímulos do dia, da semana ou permanecendo, o material montessoriano, enquanto for necessário.
O ambiente está preparado para o movimento do aluno na busca pelo material, desenvolvendo a atividade proposta, acompanhado pela professora e a professora assistente; respeitando o espaço do outro e o cuidado com o ambiente como exercício da autonomia.
E podemos fazer esse ambiente em casa? Para que o ambiente seja apropriado precisamos pensar no princípio da independência dos pequenos. Assim sendo, disponibilizar o acesso fácil de objetos seguros, atrativos e de interesse conforme a faixa etária. Por exemplo, quando a criança desejar comer algo, beber, trocar sua roupa ou até mesmo pegar um brinquedo, estes objetos devem estar acessíveis para que ocorra a autonomia nas ações da criança sem precisar aguardar o adulto.
Independente do tamanho, o quarto de dormir da criança é um ambiente que ela não precisa usar só para dormir, pode ser agradável e aconchegante com objetos que estimulem a atenção e concentração como jogos, brinquedos e livros; cama e estante ao alcance deles, deixar espaços vazios onde possam exercitar a imaginação. Harmonia nas cores dispensando decorações carregadas de estímulos visuais.
Na cozinha, basta fazer alguns ajustes! Na geladeira tenha um local onde ficam os produtos que a criança mais gosta, assim quando estiver com fome, dependendo da idade, ela mesma pode abrir a geladeira e pegar seu alimento. Também disponibilizar alguns acessórios de cozinha para que a criança sinta-se importante e participe da rotina familiar na disposição da mesa para as refeições.
O banheiro, local da higiene pessoal, é um espaço importante para que ocorra a independência e autonomia da criança. Disponibilizar um degrau para que ela possa subir e ter acesso a pia para lavar as suas mãos e rosto, ou fazer a sua higiene bucal; providenciar também um degrau para alcançar o vaso sanitário e um redutor para ela sentir-se mais segura - pode-se colocar gravuras no tampo do vaso pelo lado interno. Na hora do banho, dentro do box, ter um local preparado para a criança pegar o que precisa, pode-se dispor de adesivos removíveis, banheira e brinquedos laváveis; sem necessitar da ajuda, porém sempre sob o olhar de um adulto.
A criança observa e percebe o mundo à sua volta. Maria Montessori pensou na autonomia da criança, e por isso ela defende o ambiente preparado para receber a criança e não somente inseri-la no ambiente do adulto.