PROFESSOR INICIANTE NO MÉTODO MONTESSORI

PROFESSOR INICIANTE NO MÉTODO MONTESSORI

PROFESSOR INICIANTE NO MÉTODO MONTESSORI

 

Não creio que haja um método melhor que o montessoriano para sensibilizar as crianças sobre as belezas do mundo e para despertar sua curiosidade para os segredos da vida.

                                                                             Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura

 

Diferentemente do ensino tradicional, na metodologia montessoriana, o professor não é a fonte de todo o conhecimento. Ele não conduz a criança pela mão até onde acredita que ela deva chegar, mas auxilia na trajetória que ela mesma vai criando à medida que testa seu potencial e descobre suas preferências.

Para um professor iniciante que vem do método tradicional, torna-se necessário e essencial que ele seja capacitado no método Montessori. Essa capacitação se dará por meio de cursos de treinamento e aperfeiçoamento. Nesses cursos, o profissional aprenderá o processo de aprendizagem infantil sob a perspectiva do desenvolvimento humano. Isso significa que ele passará a enxergar a educação de forma holística, não apenas focando na formação intelectual como responsabilidade da escola, mas também considerando o desenvolvimento motor, social e emocional.

No entanto, além dessa formação teórica, é preciso que ele desenvolva um perfil específico de atuação. É necessário que ele veja e pratique a educação integral, nutrindo em si mesmo uma postura científica em relação a ela, treinando suas habilidades de observação e interpretação. Essa construção ocorrerá ao longo do treinamento, com estágios supervisionados e imersões em práticas. Chamamos essa capacitação de construção profissional, pois, no final das contas, trata-se exatamente disso: uma mudança gradual na forma de ver e fazer educação.

O professor Montessori atua sob uma perspectiva bastante distinta da tradicional. Apesar de possuir a mesma formação básica em seu currículo, esse educador segue uma trajetória profissional diferente. Ele já deve estar ciente de que a escola Montessori baseia-se nos princípios da autoeducação, da educação cósmica, da educação como ciência, do ambiente preparado e do adulto preparado. Portanto, para se considerar um professor Montessori, ele deve pautar sua prática por esses princípios, assumindo o papel de guia e facilitador na construção de conhecimentos e experiências.

Além disso, ele se posiciona como um adulto preparado para perceber os desafios de seus alunos e elaborar a melhor forma de ajudá-los a superá-los. Na sala de aula montessoriana, não há uma padronização do que se espera do aluno. O professor está lá para garantir que cada indivíduo se desenvolva ao máximo, sem, contudo, limitar o potencial, a criatividade e as preferências pessoais. Pelo contrário, são fornecidos à criança os instrumentos adequados para que ela exerça sua criatividade, curiosidade, autonomia, capacidade crítica, motora e habilidades sociais, enquanto o professor desenvolve o desejo e a capacidade de observá-la.

A finalidade do professor é fornecer os meios necessários para a auto educação, auxiliando o aluno a identificar e superar os obstáculos, começando por aqueles que ele mesmo pode impor, pois o professor pode se tornar um grande obstáculo.

 

É necessário que o professor seja capaz de compreender a condição das crianças. Essas crianças estão em um período de transição, buscando portas abertas e batendo nelas, esperando que alguém as abra. O aluno é o protagonista, uma vez que a escola Montessori segue o princípio da autoeducação. A criança, por estar em constante desenvolvimento, direciona seus esforços para aperfeiçoar a si mesma, mesmo que de forma inconsciente. Suas interações com o mundo resultam em uma construção interna.

Referências:

 

Livro "Mente Absorvente" de Maria Montessori

Livro "Método Montessori" de Paula Polk Lillard

Centro educacional Professora Zeone Garcia

Blog "Escola Infantil Montessori"

Blog "Lar Montessori"