STORYTELLING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM

STORYTELLING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM

STORYTELLING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM

O storytelling nada mais é do que a prática de contar histórias, narrar fatos reais ou não, de maneira relevante. A prática pode estar acompanhada de ferramenta audiovisual e é bem articulada, com começo, meio e fim. Essa técnica, que utiliza as narrativas, pode influenciar de maneira positiva o aprendizado, porque quando fatos e dados são explorados, neste caso, através de histórias e leituras, muitas áreas do cérebro são ativadas gerando impulsos emocionais que consequentemente geram mais interesse pelo que está sendo contado, fazendo com que a aprendizagem se torne interessante, divertida e com conteúdo.

A prática de contar histórias transcende eras. Elas nos dão um belo vislumbre de como fatos históricos aconteceram, nos levam para outros lugares – reais e fantasiosos – e nos fazem sentir representados tamanha a ligação que algum personagem possa despertar em nós, desse modo influenciando valores sociais através da emoção. Esses valores também são culturais e toda a história busca conexão com o interlocutor através de tais valores.

Histórias dão sentido à vida. Sustentam nossos valores básicos, as religiões, a ética, os costumes, as leis, os múltiplos aspectos culturais que nos cercam. Histórias nos dão segurança, estabilidade grupal, erguem celebridades, empresas e nações. Soa exagerado, mas, até isso faz parte das histórias: acentuar os traços para impressionar o público e reforçar pontos de vista. (XAVIER, 2015, p.17).

O storytelling, ou a arte narrativa, pode oportunizar a capacidade de abstração, o desenvolvimento da imaginação, a criatividade e competências psicoafetivas (GIORDANO, 2013), além de aumentar o vocabulário e o interesse pela literatura.

Para iniciarmos esse processo de transmissão através do storytelling precisamos criar conexão e sensação de pertencimento no aluno, depois disso é preciso que esse aluno esteja disposto a receber esse aprendizado, ter reciprocidade. E então é necessário que ele signifique o aprendizado, que aquilo faça sentido, para então transcender. A partir desse momento, podemos trabalhar com valores, ou seja, trazer para dentro do conteúdo assuntos que permeiam a nossa sociedade, incentivando debates significativos. Segundo Dohme (20116, p19) “[...] histórias são bastante úteis para trabalhar os seguintes aspectos da criança: caráter, raciocínio, imaginação, criatividade, senso crítico, disciplina [...]”.

Contar histórias para os alunos desde a educação infantil até o ensino médio é muito importante. No ambiente escolar o storytelling proporciona ferramentas educativas para o crescimento social, podendo abordar assuntos pertinentes à sociedade, temas como feminismo, preconceitos raciais e de gênero podem conscientizar e situar esses alunos para compreender o mundo em que vivemos e fazer a diferença em suas vidas de maneira positiva.

 

REFERÊNCIAS 

DOHME, V. Técnicas de contar Histórias. Vol. 1. Petrópolis: Vozes. 2010. p. 19.

GIORDANO, A. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. In Revista Construções Psicopedagógicas. São Paulo: vol. 21, n° 22, 2013. p. 26.

XAVIER, ADILSON. Storytelling. Histórias que deixam marcas. Editora Best Business. Rio de Janeiro, 2015.