Uma festa de aniversário montessoriana

Uma festa de aniversário montessoriana

Entre os inúmeros ensinamentos e informações valiosas que Maria Montessori nos deixou, a festa de aniversário vai muito além da nossa tradição em assoprar velinhas e presentear a criança. Para Montessori, é fundamental que cada criança celebre a sua história de vida.

A festa de aniversário para Maria Montessori é considerada como ritual intimista, acolhedor e especial, com o intuito de comemorar o aniversário da criança, juntamente de pessoas importantes, permitindo que ela se sinta ainda mais especial, querida e amada.

Uma celebração de aniversário montessoriana introduz uma compreensão mais ampla e uma cerimônia

mais significativa no processo da festa.” (Tim Seldin, 2018, p.168)

O objetivo desta celebração é relembrar e festejar o milagre da vida, desde o momento da gestação até o presente. Também, o momento de promover a compreensão da passagem do tempo e, de uma forma dinâmica, introduzir os conceitos de dias, meses, Sol, Terra e, o movimento que a Terra realiza girando em torno do Sol, para que um novo ano se inicie.

Com esta celebração, a criança reconhecerá que está crescendo e mudando desde o dia em que nasceu e, aprenderá a valorizar os momentos especiais da sua vida e todas as suas conquistas alcançadas desde então.

Para realizar essa celebração, é necessário:

  • Fotos de momentos especiais da criança (de preferência, uma foto para representar cada ano vivido);
  • Uma vela;
  • Tapete;
  • Um Sol feito com feltro, mas pode ser realizado com outro material;
  • Cartões com a nomenclatura dos meses do ano;
  • Um globo pequeno;
  • Um bolo, do sabor de preferência da criança;

Com os itens já dispostos no tapete, os convidados sentam-se em um pequeno círculo, deixando o aniversariante no centro. O aniversariante é orientado a segurar o globo, ao lado do cartão que contém o nome do mês que nasceu.

Enquanto isso, o adulto explica que a vela representa o Sol, o globo que se encontra nas mãos da criança representa a Terra, e que a Terra leva exatamente 365 dias para completar uma volta ao redor do Sol, ou seja, um ano para que aconteça o movimento de translação.

O adulto irá contar uma história, de acordo com as fotos que a criança trouxe para o momento. E para cada foto que o adulto apresentar, a criança, com o globo em mãos, deverá realizar uma volta ao redor do Sol.

Quando é chegada a idade atual da criança, todos cantam parabéns, ela apaga vela e faz um desejo. E depois, é só deliciar-se com um bolo preparado pela nossa escola com muito amor e carinho!