6º ao 9º Ano

  • 1

    PERÍODO SENSÍVEL DE 12 A 18 ANOS

    Na fase crucial da adolescência, a educação assume um papel fundamental, preparando os jovens não apenas academicamente, mas também socialmente para o mundo adulto. Na abordagem Montessori, valorizamos a transição dos adolescentes para membros ativos da sociedade, promovendo o desenvolvimento de habilidades realistas, colaborativas e independentes. Nossa educação incentiva a consciência coletiva, estimula a expressão de opiniões e apoia a formação de amizades baseadas na identificação pessoal.

    Entendemos que os adolescentes se distanciam do ambiente familiar em busca de sua identidade, e por isso proporcionamos um ambiente estimulante, repleto de modelos positivos e que valoriza a criatividade.

    Como nativos das mídias sociais e tecnológicas, nossos alunos são incentivados a aplicar seu conhecimento para resolver problemas reais, preocupando-se com questões como ecossistema, sustentabilidade e conservação dos recursos naturais.

    Na Educação Montessori, cada adolescente é preparado não apenas para enfrentar desafios acadêmicos, mas também para se tornar um cidadão consciente, ético e confiante em suas habilidades, prontos para fazer contribuições positivas para a sociedade globalizada e do futuro.

  • 2

    ESTRUTURA PEDAGÓGICA

    Nossa abordagem pedagógica para adolescentes é organizada para promover o desenvolvimento intelectual em níveis elevados de abstração

    Nosso programa oferece uma formação robusta em ciências naturais, ciências humanas e artes, fortalecida por um currículo extenso e exigente de português e matemática. Essas duas últimas disciplinas estruturam as habilidades essenciais de escrita, interpretação e raciocínio, garantindo uma educação completa e integrada para o desenvolvimento pleno de nossos alunos.

    A partir do 6º ano, as atividades de vida prática incluem a organização da agenda mensal, utilizando um instrumento pedagógico chamado módulo. Esta prática incentiva cada aluno a gerenciar seu tempo de forma eficaz, promovendo engajamento, iniciativa, autonomia, concentração e responsabilidade, habilidades essenciais para administrar a vida.

    Além disso, o programa é enriquecido pelo ensino de Espanhol e pela vivência bilíngue em Inglês, que integra o inglês de maneira prática e contextualizada em disciplinas como história, ciências sociais e literatura. Assim, nossos alunos têm a oportunidade de não apenas aprender os idiomas, mas também de aplicá-los em diferentes áreas do conhecimento.

    Nosso currículo incorpora a metodologia da Robomind, focada no desenvolvimento da linguagem matemática computacional e robótica. Essa abordagem permite aos alunos explorar e aplicar conceitos avançados de tecnologia de forma prática e criativa, preparando-os para os desafios do mundo digital contemporâneo.

    Também inclui educação física, práticas esportivas e teatro, proporcionando um estímulo completo para a saúde física e emocional dos adolescentes. Enquanto as atividades físicas melhoram a coordenação, força e resistência, o teatro enriquece a expressão emocional, criatividade e autoconfiança, desenvolvendo habilidades de comunicação e empatia.

    Os agrupamentos de classes mistas são uma das contribuições mais valiosas dessa abordagem educacional. Em salas de aula compostas por crianças de diferentes idades, geralmente em intervalos de dois anos, promovemos um ambiente rico em oportunidades de aprendizado colaborativo. Os alunos mais velhos atuam como mentores e modelos, reforçando seu próprio conhecimento ao ensinar os mais novos, enquanto os alunos mais novos se beneficiam da observação e interação com colegas mais experientes.

    Esse modelo não apenas favorece o desenvolvimento acadêmico, mas também fortalece habilidades sociais, criando uma comunidade de aprendizagem onde cada criança é respeitada e encorajada a progredir em seu próprio ritmo.

    A experiência no Colégio Sigma não apenas prepara os alunos para o sucesso acadêmico, mas também para se tornarem indivíduos éticos, autônomos e confiantes em suas habilidades.

  • 3

    HORÁRIOS

     
    Período Turno Horário
    Regular Matutino 07h30 às 12h15
    Regular Vespertino 14h às 17h30
    Integral (apenas 6º ano)   07h30 às 17h30
    Contraturno - 6º e 7º ano - Segunda-feira Vespertino 14h às 17h30
    Contraturno - 8º e 9º ano - Quarta-feita Vespertino 14h às 17h30
  • 4

    ESPAÇO LÚDICO EXTERNO

    Playground de madeira com escorregadores e rampas
    Estrutura de playground com escorregador tubular laranja
     
     
  • 5

    PROJETOS

    Crianças fazendo lanche coletivo no gramado
    LANCHE COLETIVO
    Aluno e instrutor na horta escolar
    HORTA
    Aluna em excursão educativa
    EXCURSÕES
    Kit da Sacola Viajante com livros
    SACOLA VIAJANTE
    Apresentação do Natal Iluminado
    NATAL ILUMINADO
    Alunos em projetos sociais
    PROJETOS SOCIAIS
    Celebração da Páscoa da Família
    PÁSCOA DA FAMÍLIA
    Estudantes em ato cívico
    ATO CÍVICO
    Alunos reunidos em roda na atividade Mateada
    MATEADA
    Grupo de alunos no Festival de Teatro
    FESTIVAL DE TEATRO
    Alunos de mãos dadas no Manifesto da Paz
    MANIFESTO DA PAZ
    Crianças folheando livros na Feira Literária
    FEIRA LITERÁRIA
  • 6

    ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

    FUTSAL
    ROBÓTICA
    TAEKWONDO

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade.

Entendi