A primeira infância é uma fase crucial da vida, onde estruturamos todas as bases do aprendizado. Ver esse período como uma grande janela de oportunidades é responsabilidade de todos os adultos, especialmente dos educadores. Durante esses primeiros anos, desenvolvemos habilidades essenciais que nos acompanharão ao longo da vida. Por isso, é fundamental oferecer um ambiente estimulante e acolhedor, onde as crianças possam explorar, descobrir e crescer de maneira saudável e feliz.
Pesquisas realizadas por diversos estudiosos destacam a importância vital dos primeiros cinco anos de vida para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança. Estudos indicam que 50% da capacidade intelectual de uma pessoa é atingida aos quatro anos de idade. Nessa fase, uma criança em idade pré-escolar pode aprender com mais facilidade e eficiência do que em qualquer outra época da vida. Além disso, a personalidade de uma criança é formada antes dos seis anos de idade, e, após essa fase, qualquer alteração significativa torna-se mais difícil.
Com Maria Montessori, aprendemos que "é nos primeiros anos que o homem é formado." Isso reforça a necessidade de proporcionar um ambiente rico em estímulos, onde a curiosidade natural das crianças é incentivada e suas capacidades são desenvolvidas plenamente. Em nosso ambiente montessoriano, nos dedicamos a criar espaços onde as crianças possam se sentir seguras, motivadas e livres para explorar, promovendo um desenvolvimento integral e harmonioso.
Investir na estimulação da primeira infância não é apenas uma responsabilidade, mas um compromisso com o futuro, garantindo que cada criança tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.
Em nossa estrutura pedagógica da Educação Infantil, a Vida Prática é o princípio central que orienta todos os conhecimentos. Este conceito abrange a vivência de atividades cotidianas significativas, permitindo às crianças explorar e dominar habilidades práticas essenciais para sua autonomia e desenvolvimento integral.
Essas experiências cotidianas são cuidadosamente planejadas para não apenas ensinar habilidades práticas, mas também preparar o ambiente de aprendizagem de forma a estimular o interesse natural da criança por outras áreas do conhecimento. Além disso, a Vida Prática promove o desenvolvimento da concentração, da independência e da responsabilidade pessoal, aspectos essenciais para o sucesso em todas as áreas do currículo. Ao aprender a cuidar de si mesma, do outro e do ambiente ao seu redor, as crianças adquirem habilidades fundamentais que são transferidas organicamente para atividades mais complexas.
Nossa abordagem pedagógica diferenciada é perceptível em cada detalhe do ambiente escolar.
Ao entrar em uma de nossas salas da Educação Infantil, os visitantes logo perceberam um ambiente acolhedor e estimulante, ideal para promover o caminhar do firmeza, a linguagem (a riqueza e ampliação do vocabulário), a coordenação motora fina, a percepção sensorial, o ritmo, senso de ordem, a atenção a iniciativa, a disciplina, a independência (saber fazer) e a autonomia (saber escolher).
Além de permitir que a criança descubra a satisfação de realizar e "fazer sozinha".
Os agrupamentos de classes mistas são uma das contribuições mais valiosas dessa abordagem educacional. Em salas de aula compostas por crianças de diferentes idades, geralmente em intervalos de dois ou três anos, promovemos um ambiente rico em oportunidades de aprendizado colaborativo. As crianças mais velhas atuam como mentores e modelos, reforçando seu próprio conhecimento o ensinar os mais novos, enquanto as crianças mais novas se beneficiam da observação e interação com colegas mais experientes. Esses modelos não apenas favorece o desenvolvimento acadêmico, mas também fortalece habilidades sociais, criando uma comunidade de aprendizagem onde cada criança é respeitada e encorajada a progredir em seu próprio ritmo.
Outro diferencial significativo é a introdução à alimentação saudavél, com o suporte de uma nutricionista escolar. Este componente oriente a criação de cardápios equilibrados e ensina às crianças hábitos alimentares saudáveis desde cedo.
Nossa equipe pedagógica na Educação Infantil inclui pedagogos psicomotricista, educadores musicais e professores de inglês para ciranças a partir de três anos de idade.
Turmas matutino:
• Horário: 08h às 12h.
Horário turmas vespertino:
• Horário: 13h30 às 17h30
•Horário: 11h às 17h30
Horário: 8h às 17h30min.
Lanche Coletivo, Horta, Excursões de Estudo, Projetos Sociais, Gincana, Sacola Viajante, Páscoa da Família, Ato Cívico, Manifesto da Paz, Mateadam Projeto Literário e Natal Iluminado.
Área verde, casa da árvore, recanto da natureza com tartarugas e peixes, gramado, chafariz, pomar, playground, ginásio de esportes e quadra esportiva
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade.