Educação Infantil

  • 1

    A PRIMEIRA INFÂNCIA: A BASE DA APRENDIZAGEM

    A primeira infância é uma fase crucial da vida, onde estruturamos todas as bases do aprendizado. Ver esse período como uma grande janela de oportunidades é responsabilidade de todos os adultos, especialmente dos educadores. Durante esses primeiros anos, desenvolvemos habilidades essenciais que nos acompanharão ao longo da vida. Por isso, é fundamental oferecer um ambiente estimulante e acolhedor, onde as crianças possam explorar, descobrir e crescer de maneira saudável e feliz.

    Pesquisas realizadas por diversos estudiosos destacam a importância vital dos primeiros cinco anos de vida para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança. Estudos indicam que 50% da capacidade intelectual de uma pessoa é atingida aos quatro anos de idade. Nessa fase, uma criança em idade pré-escolar pode aprender com mais facilidade e eficiência do que em qualquer outra época da vida. Além disso, a personalidade de uma criança é formada antes dos seis anos de idade, e, após essa fase, qualquer alteração significativa torna-se mais difícil.

    Com Maria Montessori, aprendemos que "é nos primeiros anos que o homem é formado." Isso reforça a necessidade de proporcionar um ambiente rico em estímulos, onde a curiosidade natural das crianças é incentivada e suas capacidades são desenvolvidas plenamente. Em nosso ambiente montessoriano, nos dedicamos a criar espaços onde as crianças possam se sentir seguras, motivadas e livres para explorar, promovendo o desenvolvimento em harmonia.

    Investir na estimulação da primeira infância não é apenas uma responsabilidade, mas um compromisso com o futuro, garantindo que cada criança tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.

  • 2

    ESTRUTURA PEDAGÓGICA

    Em nossa estrutura pedagógica da Educação Infantil, a Vida Prática é o princípio central que orienta todos os conhecimentos. Este conceito abrange a vivência de atividades cotidianas significativas, permitindo às crianças explorar e dominar habilidades práticas essenciais para sua autonomia e desenvolvimento integral.

    Essas experiências cotidianas são cuidadosamente planejadas para não apenas ensinar habilidades práticas, mas também preparar o ambiente de aprendizagem de forma a estimular o interesse natural da criança por outras áreas do conhecimento. Além disso, a Vida Prática promove o desenvolvimento da concentração, da independência e da responsabilidade pessoal, aspectos essenciais para o sucesso em todas as áreas do currículo. Ao aprender a cuidar de si mesmas, do outro e do ambiente ao seu redor, as crianças adquirem habilidades fundamentais que são transferidas organicamente para atividades mais complexas.

     

     

    Ao entrar em uma de nossas salas da Educação Infantil, os visitantes logo perceberiam um ambiente acolhedor e estimulante, ideal para promover o caminhar do firmeza, a linguagem (a riqueza e ampliação do vocabulário), a coordenação motora fina, a percepção sensorial, o ritmo, senso de ordem, a atenção e iniciativa, a disciplina, a independência (saber fazer) e a autonomia (saber escolher).

    Os agrupamentos de classes mistas são uma das contribuições mais valiosas dessa abordagem educacional. Em salas de aula compostas por crianças de diferentes idades, geralmente em intervalos de dois ou três anos, promovemos um ambiente rico em oportunidades de aprendizado colaborativo. As crianças mais velhas atuam como mentores e modelos, reforçando seu próprio conhecimento e o ensinar os mais novos, enquanto as crianças mais novas se beneficiam da observação e interação com colegas mais experientes.

     

     

    Esse modelo não apenas favorece o desenvolvimento acadêmico, mas também fortalece habilidades sociais, criando uma comunidade de aprendizagem onde cada criança é respeitada e encorajada a progredir em seu próprio ritmo.

    Outro diferencial significativo é a introdução à alimentação saudável, com o suporte de uma nutricionista escolar. Este componente orienta a criação de cardápios equilibrados e ensina às crianças hábitos alimentares saudáveis desde cedo.

    Nossa equipe pedagógica na Educação Infantil inclui pedagogos psicomotricistas, educadores musicais e professores de inglês para crianças a partir de três anos de idade.

  • 3

    HORÁRIOS

     
    Período Turno Horário
    Regular Matutino 08h às 12h
    Regular Vespertino 13h30 às 17h30
    Semi-integral 11h às 17h30
    Integral 08h às 17h30

  • 4

    PROJETOS

    Crianças fazendo lanche coletivo no gramado
    LANCHE COLETIVO
    Aluno e instrutor na horta escolar
    HORTA
    Aluna em excursão educativa
    EXCURSÕES
    Kit da Sacola Viajante com livros
    SACOLA VIAJANTE
    Apresentação do Natal Iluminado
    NATAL ILUMINADO
    Alunos em projetos sociais
    PROJETOS SOCIAIS
    Celebração da Páscoa da Família
    PÁSCOA DA FAMÍLIA
    Estudantes em ato cívico
    ATO CÍVICO
    Alunos reunidos em roda na atividade Mateada
    MATEADA
    Grupo de alunos no Festival de Teatro
    FESTIVAL DE TEATRO
    Alunos de mãos dadas no Manifesto da Paz
    MANIFESTO DA PAZ
    Crianças folheando livros na Feira Literária
    FEIRA LITERÁRIA

  • 5

    ESPAÇOS EXTERNOS LÚDICOS

    Playground de madeira com escorregadores e rampas
    Estrutura de playground com escorregador tubular laranja
    Playground colorido com escorregador em tubo azul
    Criança brincando em cavalinho de madeira no espaço lúdico interno

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade.

Entendi