A Educação dos adolescentes possui uma importância capital, porque a adolescência é a fase em que a criança se torna um homem, quer dizer, um membro da sociedade. Se a puberdade é, do ponto de vista físico, uma transição entre o estado de infância e do adulto, ela consiste, do ponto de vista psicológico, numa transição entre a mentalidade da criança - que vive em família - e a do homem, que deve viver em sociedade. Nesse momento, importa direcionar os estudos para a humanidade - buscar na realidade um sentido de aplicação para todo conhecimento adquirido -, além disso, nossa educação deve trazê-la além da cultura, a faculdade de facilitar suas relações sociais com outros indivíduos. (Montessori, 2006)
Durante a adolescência, a curiosidade dos alunos muda de foco e a socialização passa a ser o principal interesse. Montessori nos diz que cada vez que o desenvolvimento humano indica uma nova necessidade orgânica, o ambiente também precisa alterar-se, de forma a contribuir naturalmente para suprir as necessidades latentes.
Nesse período os alunos passam a ter acesso e a compreender as áreas mais complexas do conhecimento, necessitando realizar correlações abstratas entre diversas áreas. Exatamente durante esse exercício é que constroem suas próprias impressões de mundo, distanciando-se, por algumas vezes, de conceitos familiares. A criança apoiou-se no primeiro grupo social - a família - para se desenvolver e agora o adolescente necessita expandir seu campo de ação, e é no seu coletivo de amizades que buscará o fortalecimento necessário para poder diferenciar-se, tornando-se único e exigindo seu lugar na comunidade.
O programa para adolescentes é desenvolvido utilizando o potencial do grupo para compartilhar experiências, debater, ampliar vocabulário, multiplicar formas de resolver problemas e fortalecer o desejo pela busca do conhecimento, leitura e interpretação de mundo.
Por meio de módulos, os alunos avançam em seu tempo e têm oportunidade de realizar pesquisas extras dando profundidade nos temas de maior interesse. Colaboram entre si mutuamente, evidenciando que cada um tem uma habilidade mais desenvolvida e o potencial de aprender e ensinar, assim como acontece na sociedade buscam organizar-se em prol da comunidade, de maneira a realizar diariamente exercícios de iniciativa, autonomia, responsabilidade, respeito e empatia, processos estes acompanhados pelos professores de sala.
Avaliações agendadas periodicamente, logo após o trabalho de cada conteúdo.
Acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, identificação dos interesses específicos dos alunos e avaliação de suas conquistas.
A vivência neste ambiente significa uma construção de valores, e uma consciência de que a educação está à serviço da vida, em um processo permanente.
Turmas matutino:
• Aulas Regulares: (08h às 12h).
• Aulas no contraturno (13h30 às 17h30):
Segundas-feiras.
Quartas-feiras.
Complementares: : Laboratório de Física, Química e Biologia, Multimídia, Arte, Espanhol, Inglês (com novo programa, buscando aperfeiçoar significativamente a capacidade de comunicação e compreensão de nossos alunos, preparando-os ainda melhor para os desafios pessoais e profissionais futuros).
Espaço jovem, gramado, chafariz, playground, ginásio de esportes e quadra esportiva.
Excursões, Lanche Coletivo, Big Brother, Páscoa da Família, Ato Cívico, Manifesto da Paz, Mateada, Projeto Literário, Feira de Ciências e Festival de Teatro.
Oficinas de Futsal, Taekwondo e Robótica, já confirmadas. (Informações na secretaria escolar).
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade.