Passagem do plano sensorial, material, ao plano abstrato. Vai interessar a criança mais que os objetos, vai lhe interessar os atos praticados pelo homem. Ela se preocupa com o como e o porquê. Agora tudo que havia lhe interessado sensorialmente a interessa sob um ponto de vista diferente: ela procura o que precisa ser feito, desperta para o problema da causa e efeito. (MONTESSORI, 2006)
Durante a infância, somos guiados por uma sequência de interesses específicos que duram por tempo determinado, nesta fase mais relacionados com as leis da natureza, as relações com os colegas identificando a movimentação de seus pares, assim como todos os feitos da humanidade. Saber observar cada interesse e oportunizar no momento correto as estimulações é fundamental para que as potencialidades da criança sejam melhor exploradas.
O respeito pelo ritmo próprio é imprescindível, permitindo uma aprendizagem mais eficaz. Pela observação do educador é possível identificar a fase pedagógica que o aluno se encontra, avançando gradativamente na superação de cada desafio, construindo cada competência com intencionalidade.
Neste período de grandes conquistas intelectuais, os materiais Montessorianos são grandes aliados, pois suas características multisensoriais multiplicam as possibilidades de aprendizagem e oportunizam a materialização da abstração, fazendo com que a criança perceba todo o processo de construção do pensamento lógico e viabiliza que o professor avalie esta organização mental.
Utilização de fichas de comandos, para que os alunos possam se movimentar na sala de aula (fundamental para a sustentação de atenção) e possam realizar o exercício de iniciativa, autonomia e gerenciamento de responsabilidades, processos acompanhados pelos professores de sala.
Avaliações agendadas periodicamente, logo após o trabalho de cada conteúdo (a partir do segundo ano).
Acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, identificação dos interesses da criança e avaliação de suas conquistas.
A vivência neste ambiente significa uma construção de valores, e uma consciência de que a educação está à serviço da vida, em um processo permanente.
Turmas matutino:
• Aulas Regulares: (08h às 12h).
• Aulas no contraturno (13h30 às 17h30):
2° e 3° Ano: terças-feiras.
4° e 5° Ano: quintas-feiras.
Complementares: Musicalização, Laboratório, Arte, Inglês (com novo programa, buscando aperfeiçoar significativamente a capacidade de comunicação e compreensão de nossos alunos, preparando-os ainda melhor para os desafios pessoais e profissionais futuros) e Mind Lab (2° ao 5° Ano).
Horário turmas vespertino:
• Aulas Regulares (13h30 às 17h30)
• Aulas no contraturno (08h às 12h):
2° e 3° Ano: terças-feiras.
4° e 5° Ano: quintas-feiras.
Complementares: Musicalização, Laboratório, Arte, Inglês (com novo programa, buscando aperfeiçoar significativamente a capacidade de comunicação e compreensão de nossos alunos, preparando-os ainda melhor para os desafios pessoais e profissionais futuros) e Mind Lab (2° ao 5° Ano).
Horário: 11h às 17h30.
• Atividades complementares (11h às 12h00): Iniciação Esportiva e Taekwondo.
• Almoço, higiene e pátio (12h às 13h30).
• Sala de Aula Regular (13h30 às 17h30).
HORÁRIO: 8h às 17h30min.
• Sala de Aula Regular (08h às 12h)
Agrupamento I:
• Atividades complementares: Musicalização, Iniciação Esportiva, Inglês, Horta, Culinária e Playground exclusivo.
• Almoço, higiene e pátio (12h às 13h30).
• Atividades complementares (13h30 às 17h30): Vivência bilíngue, Apoio Pedagógico (Tarefas), Iniciação Esportiva, Taekwondo, Dança, Horta, Culinária e Natação.
Casa da árvore, aquário, recanto das tartarugas, pátio de areia e gramado, chafariz, playground, ginásio de esportes e quadra esportiva.
Excursões, Lanche Coletivo, Big Brother, Páscoa da Família, Ato Cívico, Manifesto da Paz, Mateada, Projeto Literário, Feira de Ciências e Festival de Teatro.
Oficinas de Futsal, Taekwondo e Robótica, já confirmadas. (Informações na secretaria escolar).
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade.