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PERIODO INTEGRAL
O período integral vai além de estender o horário escolar; ele proporciona um ambiente enriquecedor e cheio de possibilidade para seu filho. Com um programa diversificado e sonoro, ele terá a oportunidade de desenvolver novas habilidades, explorar seus talentos e construir laços significativos em um espaço seguro e estimulante.
Para famílias que precisam de apoio durante o dia todo, o período integral é a solução ideal. Mais do que apenas supervisionar as crianças, oferecemos um ambiente que promove o desenvolvimento integral em todas as áreas: intelectual, emocional, social e física. Aqui, seu filho não apenas passará o tempo, mas viverá experiências que contribuirão para o seu crescimento completo.
Escolher o período integral é garantir que seu filho aproveite ao máximo essa fase essencial da vida, investindo em uma educação mais completa e significativa. É uma oportunidade de proporcionar a ele um futuro brilhante e cheio de descobertas.
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COMO FUNCIONA O PERÍODO INTEGRAL
O período integral é estruturado de acordo com as necessidades específicas de cada faixa etária, oferecendo um modelo diferenciado para Educação Infantil e para o Ensino Fundamental.
- Educação Infantil: o modelo de ensino integral é projetado para proporcionar um ambiente acolhedor e consistente ao longo do dia. As crianças permanecem em único ambiente, acompanhadas por uma equipe fixa de educadores que está presente desde o momento em que chegam até a hora de irem embora. Essas continuidade facilita a formação de vínculos afetivos e reforça o sentimento de segurança para os pequenos. Os educadores são responsáveis por acompanhar toda a rotina de alimentação, higiene e sono, garantindo um cuidado individualizado e atento. Além disso, eles coordenam a integração das atividades de motricidade, idiomas e músicas, realizadas por profissionais especializados, sempre respeitando o ritmo e os interesses das crianças.
- Ensino Fundamental: Para os alunos deste ciclo que já demonstram maior confiança e autonomia no ambiente escolar, o modelo integral se adpta a uma nova dinâmica. Durante o período da manhã, eles participam de aulas regulares junto com colegas que não estão no integral, o que enriquece a convivência e a socialização. A partir do meio-dia, os alunos mudam de ambiente e são recebidos por uma equipe específica, responsável por dar suporte nas rotinas de alimentação, higiene e realização das tarefas escolares. Essa equipe também acompanha os alunos em atividades complementares, realizadas por profissionais especializados em esportes, música educação ambiental e idiomas, proporcionando um equilíbrio entre estudo, lazer e desenvolvimento integra.
Com essa estrutura diferenciada para cada etapa, a educação em tempo integral oferece uma experiência educativa completa, atendendo às necessidades de cada criança, garantindo um ambiente seguro e estimulante para o seu crescimento.
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QUANDO CONSIDERAR O PERÍODO INTEGRAL PARA SEU FILHO?
No método Montessori, o desenvolvimento integral da criança é uma prioridade, e o período integral pode ser uma excelente opção, desde que respeite o ritmo individual do aluno e da família. Não existe uma idade ideal para essa escolha, mas alguns fatores podem ajudar a tomar essa decisão:
- Tempo ocioso em casa: Se a criança passa grande parte do dia sem estímulos adequados, o ambiente preparado da escola Montessori oferece uma rotina rica em experiências sensoriais e intelectuais que promovem uma aprendizagem ativa e envolvente.
- Rotina monótona: O período integral desperta a curiosidade e a criatividade ao disponibilizar materiais que incentivam o aprendizado prático e a concentração, tornando o dia mais dinâmico e interessante.
- Estímulo à autonomia: Se a criança ainda depende muito dos adultos para atividades cotidianas, o período integral é uma excelente oportunidade para promover a independência, fortalecendo a autoconfiança e a capacidade de se cuidar.
- Socialização saudável: O ambiente Montessori favorece a interação com crianças de diferentes idades, o que estimula o desenvolvimento de empatia, cooperação e respeito, contribuindo para uma convivência mais enriquecedora.
- Tempo limitado dos pais: Quando a rotina dos pais é muito corrida, o período integral oferece um espaço acolhedor e seguro, garantido que a criança tenha suas necessidades atendidas e possa se desenvolver plenamente
Optar pelo período integral é oferecer à criança um ambiente que valorize suas individualidade e provoma seu crescimento de forma completa e significativa.
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QUAIS SÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES?
As atividades complementares são cuidadosamente planejadas para atender às necessidades e interesses de cada faixa etária, proporcionando uma experiência enriquecedora e alinhada ao desenvolvimento integral dos alunos. Todas as aulas são ministradas por professores especializados em suas áreas, garantido um ensino de qualidade e adequado para cada etapa do desenvolvimento infatil.
AGRUPAMENTO I (1 E 2 ANOS)
Para os mais pequenos, o foco está no desenvolvimento inicial das habilidades motoras, sensoriais e linguísticas. As atividades complementares incluem:
- Psicomotricidade: Atividades que estimulam o controle motor e cooperativo.
- Música: Exploração dos sons, ritmos e movimentos, favorecendo a percepção auditiva e corporal.
- Inglês: Introdução ao idioma de forma lúdica e interativa.
AGRUPAMENTO II (3 E 5 ANOS)
Nessa fase, as atividades complementares expandem-se para incluir uma vivência mais estruturada e variada, com o objetivo de promover um desenvolvimento mais amplo:
- Psicomotricidade: Exercícios mais elaborados para o desenvolvimento motor e equilíbrio.
- Música: Aulas que trabalham ritmo, melodia e coordenação motora fina.
- Taekwondo: Introdução aos princípios de disciplina, cooperativo e autocontrole através das artes marciais.
- Vivência Bilíngue em Inglês: Imersão em um ambiente bilíngue, ampliando o vocabulário e a compreensão do idioma.
1°, 2° e 3° ANO (6, 7 E 8 ANOS):
Com início do Ensino Fundamental, as atividades complementares ganham um caráter mais diversificado e exploratório, incluindo:
- Acompanhamento Pedagógico: Apoio às atividades escolares e reforço do contúdo acadêmico.
- Culinária: Experiências práticas na cozinha, desenvolvendo noções de nutrição e habilidades manuais.
- Horta: Contato direto com o cultivo de plantas, promovendo responsabilidade e consciência ambiental
- Música: Aperfeiçoamento do conhecimento musical e prática instrumental.
- Natação: Desenvolvimento de habilidade aquáticas e segurança na água.
- Psicomotrocidade: Atividades que reforçam a coordenação, o equilíbrio e as habilidades motoras complexas.
- Recreação: Jogos e atividades que estimulam a socialização e o trabalho em equipe.
- Taekwondo: Continuação do desenvolvimento físico e disciplinar.
- Inglês: Aprofundamente no aprendizado do inglês de forma contextualizada, explorando principalmente a conversação.
4°,5° e 6° ANO (9,10 E 11 ANOS)
Para os alunos mais velhos, as atividades complementares são ajustadas para fomentar a autonomia, o pensamento crítico e o trabalho em grupo:
- Acompanhamento Pedagógica: Suporte acadêmico focado nas necessidades individuais e desenvolvimentos de estratégias de estudo.
- Culinária: Projetos mais complexos na cozinha, promovendo a criatividade e a colaboração.
- Horta: Envolvimento em projetos de cultivo e sustentabilidade, estimulando o senso de responsabilidade.
- Natação: Aperfeiçoamento das técnicas de natação e fortalecimento físico.
- Psicomotricidade: Atividades avançadas que trabalham equílibrio, coordenação e habilidades motoras finas.
- Recreação: Jogos e atividades que promovem habilidades sociais e resolução de problemas
- Taekwondo: Avanço nas técnicas e no entendimento dos valores das artes marciais.
- Inglês: Aprofundamento do inglês, com ênfase em comunicação e habilidades linguística avançadas.
Cada uma dessas atividades é cuidadosamente escolhida para oferecer um equilíbrio entre o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, respeitando o estágio de crescimento e aprendizado de cada criança.
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COMO É A ALIMENTAÇÃO NO INTEGRAL?
A alimentação na educação integral é adequada para atender às necessidades específicas de cada faixa etária, garantido o desenvolvimento de hábitos saudáveis e equilibrados desde a infância até a adolescência.
- Educação Infantil: Na Educação Infantil, a escola oferece todas as refeições do período, garantido um cardápio balanceado e nutritivo elaborado por uma nutricionista especializada. As crianças fazerm quatro refeições diárias na escola: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e um lanche final. Todos os alimentos são cuidadosamentes selecionados para desenvolver o paladar dos pequenos e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis desde cedo. A alimentação é adaptada para atender às necessidades nutricionais dessa fase e fornecer uma base sólida para o cresimento saudável.
*Para as crianças de até 3 anos, todos os alimentos servidos são livres de açúcar, promovendo uma alimentação natural e adequada para essa fase inicial de desenvolvimento.
- Educação Infantil: No Ensino Fundamental, os alunos já passaram pelo aprendizado dos hábitos alimentares e estão em uma fase de maior autonomia e responsabilidade. A escola oferece o almoço preparado com o mesmo cuidado e atenção ao equilíbrio nutricional. No entanto, a gestão dos lanches fica a cargo da família, que pode optar por enviar alimentos saudáveis de casa ou adquirir os itens na cantina da escola.
A cantina oferece uma ampla variedade de opções saborosas e nutritivas, incentivando a prática de escolhas alimentares coscientes. Esses modelo também permitem que os alunos exercitem conceitos de educação financeira, como gerenciar recursos, calcular troco e fazer escolhas responsáveis, em sintonia com o aprendizado sobre o sistema monetário.
Com essas abordagens diferenciadas, a alimentação na educação integral promove o bem-estar e o desenvolvimento de cada criança, respeitando suas necessidades e etapas de crescimento.
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Horário de Funcionamento
O período integral está estruturado para receber os alunos das 8h às 17h30, oferencendo suporte completo durante todo o dia.