Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 na pequena cidade de Chiaravalle, no leste da Itália. Filha única de Alessandro Montessori e Renilde Stoppani, Montessori era neta do famoso geólogo e naturalista Antônio Stoppani.
Ao completar 12 anos, sua família, de modesta condição econômica, mudou-se para Roma, visando a oferecer para a filha as oportunidades de uma educação mais completa, quando fosse o tempo de iniciar seus estudos.
Aluna de uma escola elementar pública, Montessori não foi o que podemos chamar de aluna brilhante, mas a vivência na capital, rica de ideias novas e particularmente fascinante – fomentada pela reunificação da Itália e pela afirmação e desenvolvimento de novas instituições democráticas – fez que Montessori adquirisse alguns aspectos que viriam a se juntar ao seu caráter forte, o qual a marcaria para sempre.
Seu grande senso de dever, sua natureza assertiva, suas fortes convicções e a forma vigorosa de expressá-las rendeu-lhe ao longo da vida, muitos seguidores… mas também muitos opositores.
Maria Montessori construiu sua história pessoal, intelectual e científica dedicando-se por mais de meio século ao estudo e à pesquisa do mais fundamental e difícil problema do homem: sua formação, pois considerava que só por meio dela seria possível agir diante de questões decisivas da vida – sua conservação e seu desenvolvimento.
Até sua morte em 6 de maio de 1952, então com 81 anos, viveu de maneira concreta e apaixonada a história de seu próprio tempo, imersa em sua luta e em sua conquista, concebendo e experimentando novas alternativas, contestando as tradições e os dogmas e lançando-se com coragem às novas necessidades e às novas perspectivas da Educação, da Criança e da Humanidade.
Filme: Maria Montessori – Uma Vida Dedicada às Crianças (2007), mostra os principais momentos da trajetória de Montessori como a graduação em Medicina, a militância feminista, o trabalho pioneiro com crianças deficientes, a fundação da "Casa das Crianças", a relação com o filho Mario etc.
Obras: Pedagogia Científica - Mente Absorvente - A Criança - Educação para Paz - A Formação do Homem - Da Infância à Adolescência - Educação para um Novo Mundo.
A Educação Montessori se constitui de uma Filosofia e de um Método, que traduzem os valores fundamentais para o desenvolvimento humano, partindo da criança e do adolescente como base para a formação de um novo homem e de uma sociedade de paz. Por meio do ambiente organizado o aluno reconhece o mundo e constrói a sua identidade, percebendo-se como parte do todo, consciente de sua contribuição social.
Para Montessori, cada um de nós nasce com um planejamento orgânico, que nos guia ao longo da infância e da adolescência, para as grandes conquistas do desenvolvimento humano:
Conquista da marcha, linguagem e classificação dos elementos que fazem parte de seu mundo. A criança realiza sua própria construção através da exploração e da absorção do ambiente que a circunda. Sua inteligência labora em função do “externo” e das relações existentes entre os objetos e suas qualidades. É um período essencialmente sensorial.
É a entrada no mundo da abstração, nascimento do sentimento de justiça, de dignidade e percepção dos sentimentos e necessidades do outro. O ambiente de aprendizagem se expande para o conhecimento do mundo e lhe importa agora conhecer os feitos e as conquistas do homem ao longo da história. Nesta fase, a criança é capaz de relacionar os fatos à luz da razão, preocupando-se com o “como” e com o “porquê” das coisas.
O mundo passa a interessá-lo sob um ponto de vista diferente: pela socialização. Necessita relacionar o conhecimento com situações reais do mundo, procura estabelecer, participar, fazer parte da sociedade e genuinamente dar sua contribuição. O ambiente necessário neste plano precisa expandir novamente, ir além dos muros da casa e da escola, pois constituir-se enquanto sujeito único e que tem algo a oferecer à sociedade é sua grande necessidade.
O trabalho de Montessori foi estabelecer uma cientificidade à Educação, evitando a generalização dos métodos aplicados em seu tempo. O método de Montessori se comprova como ciência, porque suas hipóteses foram observadas, registradas, analisadas, divulgadas como teoria e estas etapas vêm sendo reproduzidas há mais de um século, comprovando os mesmos resultados positivos.
A Drª. Montessori jamais considerou sua obra concluída, ao contrário, manifestou a expectativa de vê-la continuada e acrescida… “Se a ciência começasse a estudar os homens, conseguiria não só fornecer novas técnicas para a educação das crianças e dos jovens, mas chegaria a uma compreensão profunda de muitos fenômenos humanos e sociais que estão ainda envolvidos em espantosa obscuridade. A base da reforma educativa e social, necessária aos nossos dias, deve ser construída sobre o estudo científico do homem desconhecido.”
https://escolainfantilmontessori.com.br/blog/11-alunos-famosos-do-metodo-montessori/
Esta seria a tarefa inevitável dos que a sucederiam… Realinhar suas propostas à luz dos eventos intelectuais, culturais e científicos subsequentes. Esta é a nossa tarefa!
Fonte: Organização Montessori do Brasil - OMB
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